Dexter, o Assassino de Assassinos.

Sociopata ou prestador de serviço de utilidade pública?


Dexter, o Assassino de Assassinos.
Existe um ditado muito conhecido no Brasil que diz o seguinte: ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão. O que dizer então de um assassino em série que tem como alvos, única e exclusivamente, criminosos que ficaram impunes de seus crimes? Essa era premissa de Dexter, série que estreou em 2006 e depois de 8 temporadas chegou ao fim este ano, um assassino, que para satisfazer seus impulsos homicidas, vai atrás e elimina pessoas que já tenham matado antes e/ou estejam propensas a repetir o ato.


A Sua Natureza

Dexter, o Assassino de Assassinos.
Dexter e Harry
Dexter Morgan, o personagem principal e que dá nome à série, é um órfão que foi adotado por um policial, que o encontrou na cena de um crime, testemunha do brutal assassinato e desmembramento de sua mãe, quando este tinha apenas 3 anos de idade. O oficial Harrison “Harry” Morgan criou Dexter como seu filho, e mais tarde, quando descobriu o transtorno na personalidade do garoto, ao invés de lutar contra sua natureza decide ajudá-lo a esconder quem ele realmente é do mundo, e a usar sua condição para tentar fazer algo de bom. Surge assim o “Código de Harry”, que consiste em regras e procedimentos para assegurar que Dexter não seja pego, e que, acima de tudo, apenas mate quem, na opinião de Harry, realmente merece morrer.

Especialista em Sangue

Dexter, o Assassino de Assassinos.
Dexter e Debra Morgan
Dexter cresce seguindo os código religiosamente, fazendo intensivas pesquisas sobre suas vítimas em potencial, para somente saciar sua vontade de matar depois de atestar a culpabilidade de suas “vítimas”. Devido as suas habilidades, adquiridas depois do árduo treinamento com o pai, ele acaba por tornar-se um especialista em identificar padrões deixados em cenas de crimes, e começa a trabalhar como especialista forense em analise sanguínea para o Departamento de Polícia de Miami, o que acaba se provando muito útil em diversas ocasiões. É lá também que trabalha sua irmã, Debra Morgan, que, apesar de ressentir-se um pouco do tempo que seu pai dedicava ao irmão adotivo, sem saber qual era o real proposito que fazia com que Harry passasse tanto tempo com Dexter, ela ainda é uma parte fundamental na vida do serial killer, cujo a capacidade de interagir com outras pessoas são bastantes deficientes, a única exceção é mesmo Deb.

Passageiro Sombrio

Dexter, o Assassino de Assassinos.
Não dá para falar de Dexter e deixar de fora o “Passageiro Sombrio”, que é o nome dado por ele ao seu lado assassino. Uma das partes importantes do código de Harry é fazer com que Dexter aprenda a suprimir este lado, e mostrar ao mundo a imagem de uma pessoa comum, cidadão responsável, bom vizinho e até namorado. Mesmo sendo difícil expressar, ou mesmo entender, seus sentimentos ele acaba se envolvendo em um relacionamento com Rita, uma mulher que após anos de abuso sofridos nas mãos de seu ex-marido acaba ficando traumatizada e tem tanta dificuldades em relacionamentos quanto o próprio Dexter. Os dois com o tempo acabam desenvolvendo uma ligação mais profunda, chegando mais tarde a casarem e terem um filho juntos (Rita, porém, já tem dois filhos de seu outro casamento, com quem Dexter mantém um bom relacionamento), e ela acaba se tornando uma parte importante na vida do assassino, provando que ele é sim capaz de sentir afeição por outras pessoas além de Deb. Isso, é claro, acaba trazendo complicações quando suas duas vidas acabam colidindo, fazendo que Dexter experimente emoções contraditórias, principalmente quando parece que o cerco está se fechando ao seu redor e o muro que separa seu dois mundos está prestes a desmoronar.

Darkly Dreaming Dexter

Dexter, o Assassino de Assassinos.
A série de TV foi inspirada no livro Darkly Dreaming Dexter, do escritor Jeff Lindsay, e desde o começo virou um dos personagens mais cultuados da televisão, o que pode ser estranho em se tratando de um assassino em série. Em todo o tempo que esteve no ar o programa atraiu legiões de fãs e foi muito bem recebida pela crítica em suas primeiras temporadas. A série chegou ao fim em setembro nos Estados Unidos, no Brasil a última temporada começa em outubro no canal pago FX, todavia fica a admiração à Dexter que você sempre pode tirar o melhor de qualquer situação.




Dexter: Morning Routine




Dexter - Mike Donovan. (legendado)




Dexter e a nova onda dos assassinos seriais na TV | OmeleTV




Dexter e outros Serial Killers - Clube do Livro




Nenhum comentário

Imagens de tema por mammamaart. Tecnologia do Blogger.