John McClane - O Homem Impossível de Ser Parado e Duro de Matar.

Yippe-Ki-Yay, filho da p*#@!


John McClane - O Homem Impossível de Ser Parado e Duro de Matar. No final da década de 1980, aconteceu uma explosão tecnológica, que viria a mudar nosso estilo de vida para sempre. Computadores, videogames, celulares e tantos outros aparelhos e utensílios, sem os quais a vida como é hoje em dia praticamente não existiria, são frutos daquela década. O mundo estava em transição para a era da tecnologia, isso implicava que, a partir daquele ponto, algumas coisas passariam a ser obsoletas. As pessoas, então tinham duas opções: ou optavam por serem engolidos pela sociedade High Tech, ou seriam deixados para trás. Muitos trabalhadores sofreriam diretamente a interferência das novas tecnologias em suas profissões, o que praticamente os forçaria a reaprender uma atividade que já exerciam, ou admitir que já estavam se tornando figuras arcaicas esperando para cair em desuso. Mas em toda a história sempre existiram aqueles que se recusaram a aceitar que seu tempo tinha passado, e nesse quesito poucos deixaram isso tão claro quanto John McClane.


John McClane - O Homem Impossível de Ser Parado e Duro de Matar. John McClane, o personagem principal dos filmes Duro de Matar, é a personificação do policial durão à moda antiga, aquele que é difícil dizer onde termina o oficial da lei e onde começa o homem. Todos conhecemos o tipo: extremamente bem sucedido na vida profissional, mas falha miseravelmente em todos os outros aspectos da vida. E John não foge à regra, excelente policial, mas um terrível marido e pai de família. E essa frustração na vida pessoal se reflete em seu trabalho, o que o transforma no tipo de cara que atira antes e pergunta depois, ou mesmo que age primeiro e pensa depois.

Criador e Inspiração

58 minutes - Basic Die Hard 2 - Walter Wager O detetive McClane foi inspirado em outro policial fictício, Frank Malone, criado pelo escritor Walter Wager. O livro de Wager, 58 Minutos, cujo personagem principal era Malone, acabou ainda servindo de base para Duro de Matar 2. O personagem foi interpretado em todos os 5 filmes da franquia pelo ator Bruce Willis, que antes de Duro de Matar era mais conhecido pelo seu trabalho em comédias. Mas foi só depois de encarnar John McClane, que ele realmente virou um astro. Curiosamente, mesmo hoje em dia sendo difícil imaginar outro que não Willis vivendo o policial durão, o ator não era a primeira opção para o papel. Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger e Richard Gere estavam entre os que disseram não à produção.



John McClane

John McClane John nasceu em 1957, em Nova Jersey, e no primeiro Duro de Matar, de 1988, já faz 11 anos que ele é um oficial do Departamento de Polícia de Nova York (NYPD). Incrivelmente dedicado ao seu trabalho, McClane é um herói carismático, inteligente e dotado de grande perspicácia, além de um grande senso de humor. Essa última, aliás, é uma de suas características mais marcantes, pois sempre se pode esperar uma frase de efeito engraçada vinda de sua parte, e nesse quesito ele nunca decepciona. Como em um dos momentos épicos do filme, onde após enfrentar o vilão Hans Gruber (interpretado por Alan Rickman, o Professor Snape de Harry Potter), que mais cedo o chamara de cowboy, solta a frase: yippee-ki-yay, filho da p*#@, em referência ao astro de faroeste Roy Rogers, a frase se tornaria seu bordão e seria repetida em todos os outros filmes.

Outra característica marcante do personagem é sua teimosia, ele reluta em aceitar que seu casamento acabou e, principalmente, em aceitar que não é mais necessário. Afinal de contas, armado apenas com uma pistola, e as vezes descalço, John acaba com os planos meticulosos de vilões sofisticados e cheios de “parafernálias” modernas apenas para mostrar ao mundo que não ficou obsoleto. Contudo, toda essa dedicação ao ofício trouxe problemas à sua vida pessoal. Sua família se sente deixada de lado, principalmente sua esposa Holly Genaro, e esse é o lado vulnerável do herói, que sabe que está em dívida com seu entes por não ser um bom marido ou pai, e fará qualquer coisa por eles, portanto os vilões não hesitarão em coloca-los em perigo apenas para enfraquece-lo. Desta maneira pode-se entender melhor a teimosia do personagem em aceitar seu destino: 


Como dizer para um homem que ele não é mais indispensável na única coisa em que ele é realmente bom.

Duro de Matar


 Die Hard: Year One Ao longo dos anos só vimos aumentar o prestígio e o sucesso da franquia Duro de Matar, que além de 5 filmes, ironicamente, teve diversos jogos de videogame lançados, e em 2009 foi publicada uma série de histórias em quadrinhos, relatando os primeiros anos de McClane na polícia, chamada Die Hard: Year One (sem tradução para o Brasil). E a chave para tal sucesso é que temos aqui um personagem que se recusa a ceder às pressões e cair no esquecimento. Sempre que você pensar que não existe mais espaço para esse tipo de herói, McClane aparece atirando e explodindo coisas, por entre dutos de ar condicionado ou, até mesmo lutando na asa de um avião, para te lembrar que você está errado. Não é difícil compreender porque este é um personagem tão querido, pois ele representa o espirito e a força de vontade do homem comum, tão desvalorizado já naquela época, e mais ainda hoje em dia.


Por: Leonardo de Lara


Nascido nos Anos 80



Trailer Duro de Matar



Bruce Willis - Perfil







Nenhum comentário

Imagens de tema por mammamaart. Tecnologia do Blogger.