Jack Bauer, o Especialista em Dias Ruins.

Porque dormir é para os fracos.

Recentemente o cineasta brasileiro Fernando Meirelles, disse que “a TV está mais interessante do que o cinema”  e muita gente parece concordar com o diretor de Cidade de Deus. Afinal, séries como Game of Thrones e The Walking Dead, entre outras mega produções da TV, acabam sendo mais bem sucedidas, reunindo mais fãs e atingindo marcas expressivamente maiores do que de muitos filmes lançados hoje em dia. Mas, tudo isso só foi possível graças a mudança de pensamento ocorrida na década passada, que passou a ver a televisão como um investimento em potencial. O que possibilitou o surgimento de fenômenos como Lost e, antes mesmo deste, 24 Horas.


24 Horas - Jack Bauer
A série, produzida pela FOX, cativou os telespectadores logo de cara por sua premissa inovadora e revolucionou a maneira de se fazer programas de ação. Seu grande barato era sua narrativa que mostrava os eventos “em tempo real” de um dia na vida seus personagens, mas isso não era tudo, a série contava com uma produção digna de blockbuster, o que não era comum, pois um estúdio de TV investir tanto em um show poderia ser arriscado financeiramente. Além disso, se hoje é comum ver nomes conhecidos do cinema embarcando em produções para a telinha, isto também se deve a 24 Horas, pois em uma época em que era considerado um sinal de fracasso na carreira migrar do cinema para a TV, o ator canadense Kiefer Sutherland (do clássico da sessão da tarde Garotos Perdidos) aderiu à ideia e acabou por viver um dos personagens mais marcantes de sua carreira e da história da televisão, o agente Jack Bauer.

Guerra ao Terrorismo

24 Horas
Bauer acabou sendo o personagem que deu voz ao sentimento que dominou os americanos pós 11 de setembro, mesmo que sem querer, pois a série, apesar de ter ido ao ar depois dos ataques terroristas ao World Trade Center (estreou em novembro de 2001), já estava em desenvolvimento desde o ano anterior. Mesmo assim Jack tornou-se o porta vez da guerra ao terror, uma vez que para proteger seu país de ataques terroristas, faria uso de quaisquer ferramentas ao seu alcance, não importasse quão moralmente questionáveis fossem, o que incluía várias doses de atos de tortura, tanto física como psicológica. Ainda que seus métodos fossem, para dizer o mínimo, controversos, era quase impossível deixar de acompanhar e torcer pelo agente da UCT (Unidade Contra o Terrorismo) em um de seus dias terrivelmente longos (afinal de contas, Jack não tem nem tempo de ir ao banheiro). Embora, a série, junto com seu protagonista, tenham sim, sido criticados pelo seu apelo de que os fins justificam os meios e, até de incentivar o ódio contra o povo islâmico, isto contudo, não diminuiu o prestigio da série, que ao longo de suas oito temporadas ganhou vários prêmios, e não impediu Jack Bauer de ser considerado um dos personagens mais legais dos últimos tempos.

Jack Bauer

Kim Bauer, Jack Bauer e Terry Bauer (esposa falecida)
Kim Bauer, Jack Bauer e Terry Bauer (esposa falecida)
Jack Bauer foi membro das Forças Especiais do Exército americano, o qual ele deixou depois 15 anos de serviço, no posto de capitão, e não antes de ser muito bem condecorado. Depois disto, ele trabalhou para a polícia de Los Angeles como membro da SWAT e para a CIA, até chegar a UCT. Jack é viúvo, sua esposa foi morta por um traidor infiltrado na UCT, e tem uma filha, Kim Bauer (mais odiada pelos fãs do que alguns dos terroristas), o relacionamento dos dois é por vezes conturbado. Bauer é mostrado como uma pessoa que só quer uma vida tranquila, mas o dever para com o seu país e seu trabalho sempre entra em conflito com este desejo. É claro que o herói é sempre competente no que faz, mas no caso de Bauer esta competência alcança novos níveis. Ele é tão estimado pela a organização para que trabalha, que as vezes parece que ele é o único agente de lá. Mas é fácil compreender o porquê, já que Jack Bauer está no apogeu de suas capacidades. Mestre nas lutas corpo a corpo, ele também demonstra proficiência com os mais diversos tipos de armamentos e dispositivos eletrônicos, além de ser um exímio atirador e muito bom em torturar terroristas. Não é necessário mencionar o quanto ele é determinado, mas uma pessoa que é mantida refém e torturada por quase dois anos e não diz uma palavra, não pode ser chamada de outra coisa. Jack, é claro, é muito inteligente, sabendo falar outras línguas e até pilotar aviões e helicópteros, enfim é difícil encontrar algo que ele não saiba fazer e que não o faça bem.

Game, Filme para TV e 24: Live Another Day

24 Horas - O Jogo
A série acabou em 2010, e desde então planos para um filme baseado no programa circulam por Hollywood. Vale lembrar que o show já teve um filme feito para a TV, chamado Redemption, mas este foi feito para preencher a lacuna de 1 ano e meio que a série não foi ao ar devido à greve dos roteirista em 2007. Mas isto não significa que Jack deixou de ter dias ruins, em 2005 foi lançado 24 Horas: O Jogo, para Playstation 2, e uma variedade de livros e histórias em quadrinhos já foram publicadas sobre o agente da UCT e seus dias agitados. E Bauer ainda terá mais um mau dia, pois em 2014 o programa volta ao ar em uma minissérie de 12 episódios chamada 24: Live Another Day. Por isso, antes de reclamar de seu dia lembre-se de Jack Bauer e sinta-se sortudo.

Por: Leonardo de Lara

24 Horas: Entrevista ao Fantástico




24 Horas: Live Another Day




24 Horas: A Redenção - Trailer Oficial




24 Horas: O Jogo - PS2




Nenhum comentário

Imagens de tema por mammamaart. Tecnologia do Blogger.