Quando se fala em videogame qual o primeiro jogo que te vem à mente, Call of Duty, GTA, Assassin’s Creed, God of War? É claro que não dá pra negar a força das franquias de jogos eletrônicos citadas, que são as principais responsáveis por movimentar e esquentar o mercado dos consoles modernos, mas se existe um nome que é sinônimo de videogame, este nome é Mário. E não estamos falando daquele Mário de conduta moral duvidosa que fica esperando pobre inocentes desavisados atrás do armário. Este aqui é Super, o encanador mais querido e conhecido da cultura pop, que é o personagem principal da franquia de jogos de videogames mais vendida da história, Super Mario Bros., que começou em 1985 e até hoje já vendeu mais de 270 milhões de cópias.
A Origem
Mário surgiu em 1981, criado pela lenda dos jogos eletrônicos, Shigeru Miyamoto, que além de Super Mario Bros., criou The Legend of Zelda, Donkey Kong, Star Fox, entre outros. Foi aliás em Donkey Kong que o encanador fez sua primeira aparição, tudo bem que na época ele ainda não era encanador e nem se chamava Mário, era conhecido apenas como JumpMan, e sua tarefa era resgatar sua namorada do gorila gigante que dava nome ao jogo. Originalmente o personagem deveria ser Popeye, já que a Nintendo trabalhava em um jogo do marinheiro, mas perdeu os direitos sobre o personagem, contudo para não desperdiçar o trabalho feito até então as ideias foram recicladas e transformadas em Donkey Kong, onde o gorilão fazia o papel que era para ter sido de Brutus e JumpMan o de Popeye. O personagem só receberia o nome com o qual seria imortalizado no próximo jogo de Miyamoto, Donkey Kong Jr., e isto só aconteceu pela semelhança entre JumpMan e o senhorio dos escritórios da Nintendo em Nova York, Mario Segale, aliás neste jogo é o único em que Mário aparece como vilão. Além do nome e profissão (originalmente ele era imaginado como um carpinteiro) outra que coisa que mudou no personagem foi sua roupa, ele só foi ganhar sua tão popular combinação de camiseta e boné vermelhos com um macacão azul em 1988, até então as cores do macacão e camiseta eram invertidas. As vestimentas, inclusive, podem ser explicadas pelo fato de que, devido aos gráficos da época o personagem precisava ter os braços em cor diferente do resto do corpo para que fosse notado o movimento, porém nos jogos que vieram a seguir a roupa tornou-se um dos principais atrativos, chegando inclusive a ganhar combinações diferentes e até uma fantasia de guaxinim.
Com o passar dos tempos os jogos de plataforma foram perdendo espaço no mundo dos jogos eletrônicos, principalmente com chegada de consoles mais poderosos que possibilitavam gráficos mais bonitos. Com isso personagens como Pac-Man e Sonic foram, aos poucos, vendo sua popularidade minando em detrimento de figuras mais complexas com histórias de fundo mais bem elaboradas. Todavia, Mario resistiu e sobreviveu incólume às seguidas transições de novas gerações de consoles, e para isso só precisou usar seu carisma.
Quem é Mario ?
Mario é um encanador ítalo-americano (que segundo a série de TV vive em Nova York), alegre e divertido, que fala de um jeito engraçado, com um sotaque italiano bastante caricato, ele teria uma vida normal, se não fosse o fato de tempos em tempos precisar ir ao Reino dos Cogumelos para resgatar a Princesa Peach, que foi raptada pelo seu arqui-inimigo Bowser, o Rei dos Koopa. No decorrer do jogo ele precisa enfrentar os integrantes da Koopa Troop, no entanto muitas vezes é ajudado por outros personagens, entre eles seu irmão mais novo Luigi. Daí o nome do jogo ser Super Mario Bros., uma vez que “bros” é a abreviação da palavra inglesa “brothers”, que em português significa irmãos.
Aparições do Encanador
Desde sua primeira aparição já se passaram 32 anos, Super Mário Bros., de 1985, é até hoje o segundo jogo mais vendido de todos os tempos, e atualmente Mário já deu as caras em mais de 200 jogos, e tornou-se o personagem mais bem sucedida da história dos jogos eletrônicos. Chegando até mesmo, em 2006, a ser considerado pela revista Forbes como um dos personagens fictícios mais ricos, pois de tanto coletar moedas acabou juntando seu primeiro bilhão. Juntamente com seu irmão Luigi, Mario chegou à TV também, na qual o mais notável dos projetos era o The Super Mario Bros. Super Show, que além de desenhos animados contava ainda com uma espécie de sitcom onde Mario e Luigi eram interpretados por atores de verdade. Com a popularidade aumentando logo o encanador chegou a outras mídias, como os quadrinhos e também o cinema, duas vezes. O primeiro filme sobre os irmãos encanadores é uma animação japonesa chamada Super Mario Bros.: Grande Missão para Salvar Princesa Peach, que no Brasil foi lançado apenas em VHS. Mas em 1993, a versão hollywoodiana em live-action intitulada: Super Mario Bros. – O Filme, que tinha em seu elenco Bob Hoskins (Mario), John Leguizamo (Luigi) e Denis Hopper (Bowser). A película foi um fracasso, tanto de crítica como bilheteria, mas isso não “matou” a franquia da Nintendo, e Mario além de mascote já teve jogos lançados para todos os consoles desenvolvidos pela empresa japonesa.
Mario não apenas sobreviveu, como vendeu e se tornou tendência, o escritor britânico, Steven Poole chegou até mesmo a dizer que hoje ele é ainda mais influente do que o Mickey. Os números apoiam à declaração de Poole, já que os jogos com o encanador já venderam mais de 400 milhões de cópias ao redor do mundo, e verdade seja dita, ele é muito mais querido do que qualquer Mario provavelmente alguma vez já sonhou em ser, principalmente aquele do armário.
Leonardo de Lara
Super Mario World - Comentários jogando o Clássico do SNES
MARIO BROS - Nostalgia
7 Coisas que você não sabia sobre Super Mario [Canal 90]
Desenho Super Mario Bros - 7 Continentes para 7 Koopas (DUBLADO)
Careless Whisper de George Michael (1984)
-
🎷 "Careless Whisper" - A Balada que Nunca Envelhece!
Lançada em 20 de julho de 1984 como parte do álbum *Make It Big*, do Wham!,
"Careless Whisper" é um ...
Desenhos & Animes # 1 - Titio Avô
-
"*Titio Avô*" é uma série de animação criada por *Peter Browngardt* e
exibida pelo *Cartoon Network*. O desenho estreou em *Setembro de 2013* e
foi tran...
Comentários